Localizado na zona oeste da capital paulista, o distrito é atravessada pelos quilômetros iniciais da Rodovia Raposo Tavares.
Butantã é considerado o bairro com mais estudantes por m², pois um dos destaques da região é a Cidade Universitária que abriga a maioria dos prédios da Universidade de São Paulo (USP).
História
Primeiramente, a região do Butantã foi usada como rota de passagem dos bandeirantes e jesuítas que se dirigiam ao interior do país.
Até que em 1607, Afonso Sardinha escolheu o território para construir a primeira máquina de moer cana de açúcar de São Paulo. Posteriormente, a terra foi doada para a Igreja do Colégio São Paulo.
Quanto o significado de Butantã, existem duas versões: "terra socada e muito dura" e "lugar de vento forte". O primeiro, sendo mais aceito pelos historiadores, advém do junção das palavras em tupi-guarani “yby” (terra, chão) e “atã-atã” (duríssimo).
Em 1759, com a expulsão dos jesuítas, as terras foram confiscadas e vendidas. Curiosamente, o desenvolvimento do bairro começou em 1900 com a implantação do Instituto Butantã, que só foi instalado na região para ficar distante do perímetro urbano da cidade de São Paulo.
Outro empreendimento que ajudou no desenvolvimento da região foi a Cidade Universitária.
Após vários proprietários, em 1915, as terras foram compradas pela Companhia City Melhoramentos, responsável pela urbanização da margem do Rio Pinheiros.
Mobilidade
O distrito é atendido pela estação Butantã, da linha 4-Amarela do metrô. O bairro também tem proximidade com as estações da CPTM Cidade Universitária, Pinheiros e Hebraica-Rebouças, todas da linha 9-Esmeralda.
As principais vias da região são: Marginal Pinheiros, Avenida Professor Francisco Morato, Avenida Valentim Gentil e Avenida Vital Brasil; além da proximidade com a Rodovia Raposo Tavares.
Quanto ao transporte público por ônibus, a região tem o terminal junto à estação de metrô Butantã e variados pontos espalhados por todo o bairro.
Lazer
Vila Butantan
A Vila Butantan é um complexo formado por contêineres marítimos reciclados com food trucks, restaurantes, bares e lojas. O local é próximo da estação Butantã e costuma reunir pessoas no horário de almoço, happy hour e aos finais de semana.
Além dos estabelecimentos fixos, o espaço também proporciona atividades como shows e feiras de brechó, esporadicamente.
O empreendimento tem estacionamento próprio e aceita pets.
SP Diversões
A SP Diversões começou em 1995 oferecendo pistas de kart para adultos e crianças, mas logo foi incorporada espaços com jogos e boliche.
Atualmente, coms eus 4 mil m², eles são o mais completo parque de diversões “indoor” de São Paulo.
O espaço oferece pista de kart para até dez corredores, mais de 150 jogos, restaurante Buffet com sistema livre e sobremesa incluída, sala exclusiva para snooker com mesas profissionais, sete salões para festas e eventos e 18 pistas de boliche.
Instituto Butantã
O Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, desenvolvendo estudos e pesquisa básica nas áreas de biologia e de biomedicina.
Entretanto, como atração, o instituto oferece diversos museus abertos ao público. Um deles é o Museu Histórico que conta a história de Vital Brazil, médico que coordenou as atividades do complexo e fez pesquisas importante na produção de soros.
Há também o Serpentário, Reptário e o Macacário, espaços voltados para a observação, pesquisa e conservação dos respectivos animais.
O Museu Biológico, por sua vez, apresenta uma diversidade de serpentes, aranhas, escorpiões, lagartos, peixes e insetos. Já o Museu Microbiológico tem microscópios, bustos de cientistas renomados e modelos tridimensionais, a fim de mostrar a ciência de forma lúdica para as crianças.
Casa do Bandeirante
A Casa do Bandeirante é um museu localizado na Praça Monteiro Lobato. A construção, datada do século XVIII, é decorado com móveis antigos para dar o aspecto de casa rural da época.
O casarão foi aberto em 1955 como museu e dentro do imóvel são realizadas diversas exposições que contam e retratam a história dos paulistanos.
O local funciona de terça a domingo com entrada é gratuita.
Mercado imobiliário
O Butantã é uma área de destaque na zona oeste da cidade. O custo de vida tende a ser menor neste bairro quando comparado aos bairros vizinhos da região. O mesmo vale para o valor do metro quadrado dos novos empreendimentos, que tem atraído muitos moradores.
O distrito mantém a impressionante habilidade de concentrar um grande números de universitários, que buscam morar próximo a faculdade, mas manter os prédios de médio e alto padrão com empreendimentos de 2 e 3 quartos.
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail