As festas de fim de ano estão a cada dia mais próximas, e chegou o momento de organizar a casa para receber os familiares e amigos para a ceia. Nada de entrar em pânico: para não esquecer nenhum cantinho, antes de começar a arrumar a casa faça uma lista com tudo o que é necessário fazer. Olhe nas prateleiras e gavetas se falta algo, para comprar a tempo, e providencie.
1. Cheque as louças
Para não ter sustos na hora da mesa posta, confira antes a louça que usará na ceia. "Separe e lave as louças especiais. Verifique se existem peças danificadas e, caso haja necessidade, substitua por novas. Aproveite e organize os armários", orienta a arquiteta Carina Dal Fabbro, à frente do escritório que leva seu nome.
2. Divida as funções
É muito comum as tarefas da casa ficarem nas mãos de apenas um dos moradores. Essa não é a melhor estratégia, alerta a personal organizer Nalini Grinkraut, especialista em organização. "Isso gera sobrecarga, exaustão, além de brigas e desgastes emocionais. Para que a organização e as tarefas da casa se tornem leves e funcionais, é importante que todos cooperem nas atividades".
3. Capriche na limpeza da cozinha
Dizem que a cozinha é o coração da casa - e, nas festas de final de ano, é comum a família também se reunir ali, que é de onde saem os alimentos para a mesa da ceia. Espaços que não costumam ser limpos com muita frequência merecem atenção - como janelas (por dentro e por fora), batentes, luminárias e lugares altos.
A geladeira e o freezer devem ser limpos por dentro, descartando alimentos que estejam estragados ou com prazo de validade vencido. "Isso abre espaço e evita a proliferação de bactérias e odores", lembra a arquiteta. Como o volume de bebidas é maior dentro deles, pode-se coloca-las em caixas e organizadores multiuso, que facilitam a disposição das latas ou garrafas dentro desses eletrodomésticos.
4. Atenção a cortinas e tapetes
Faz tempo que você não manda lavar as cortinas e os tapetes, não é? Esses tecidos tendem a acumular poeira, podendo provocar problemas respiratórios. Caso não dê tempo de mandar para a lavanderia a essa altura, substitua os atuais, escolhendo tons e padrões que combinem com os demais elementos do cômodo. "Como estamos no período mais quente do ano, sugiro refrescar a casa adotando cortinas de tecidos leves e tapetes menos felpudos", recomenda Carina.
5. Roupas de cama em ordem
Quem vai receber hóspedes no período de festas deve verificar as roupas de cama e banho. “Não é nada elegante oferecer toalhas de banho ásperas e lençóis desgastados para as visitas. Verifique a situação do enxoval e, se necessário, providencie as substituições", ensina a arquiteta.
6. Organize cômodos menos frequentados
Todo mundo pensa em deixar a sala, a cozinha e o banheiro em ordem, mas esquece que as visitas podem circular por outros cômodos - que também devem estar organizados. É o caso da lavanderia, por exemplo. "Determine um espaço para cada coisa. Contar com a ajuda de cestos e organizadores elimina os riscos de uma bagunça generalizada no local e, de quebra, ainda proporciona um visual muito mais atraente", indica a personal organizer Giovana Dias.
O mesmo vale para closets e penteadeiras. "Se não houver uma organização inteligente, a tendência é que o caos vá se formando aos poucos. As colmeias são clássicas escolhas de quem está começando a investir nos organizadores, pois de forma muito rápida já conseguem mudar completamente o ambiente, otimizando o espaço", recomenda a personal, parceira da Ordene, especializada em soluções criativas para a organização de ambientes.
7. Tenha um kit para imprevistos
Ao reunir muita gente em casa, prepare-se para pequenos imprevistos. Abasteça antecipadamente uma caixinha de primeiros socorros com curativos, analgésicos, antiácidos e outros remédios que considere apropriados, verificando a validade deles e mantendo-a longe do alcance das crianças.
"No lavabo, organize uma bandeja com artigos que ajudem seus convidados a contornar outros inconvenientes, como fio dental, algodão, demaquilante e lenços umedecidos. Verifique ainda se o seu material de costura está completo. Um anfitrião prevenido consegue resolver pequenos incidentes com leveza, como alguém perder um botão da camisa ou descosturar a saia no meio da festa", recomenda Carina.
Fonte: casavogue.globo.com
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail