É fato que a internet
revolucionou a forma como os clientes encontram corretores e imobiliárias para comprar
ou alugar um imóvel. Entretanto, diferente do que acontecia na era “pré-internet”,
os clientes iniciam este contato muito antes de ter alguma clareza do que
desejam ou certezas de sua capacidade financeira.
Segundo o Google, as
pessoas iniciam a busca pelo imóvel entre 6 e 12 meses antes da compra. Por
este tempo elas geram inúmeros contatos com imobiliárias diferentes em um
processo de reconhecimento dos seus próprios anseios e necessidades e de
refinar sua consciência sobre sua real possibilidade de compra.
E o que é este processo
que não uma negociação de médio prazo? O corretor, como bom “psicólogo” que precisa
ser, deve desde o primeiro contato com o cliente buscar ajudá-lo a entender
este novo passo da sua vida, tornando-se indispensável neste processo.
Com isto você, corretor,
irá se tornar o corretor de imóveis do seu cliente, e não “mais um corretor”
que ele tenha entrado em contato por email, WhatsApp, Facebook ou telefone.
O fato da pessoa ainda
estar muito cheia de dúvidas e sem a clareza necessária é o cenário perfeito
para você iniciar uma relação duradoura com o cliente. Lembre-se de que seu
produto é na verdade a informação. Conhecimento. E não o imóvel (este é do
proprietário atual que o está vendendo).
Somente através disto é
que você conseguirá despertar no cliente a confiança e credibilidade que precisa
para avançar no atendimento até a venda.
Mas você pode pensar, “ah,
mas o cliente pergunta uma coisa e nunca mais retorna o contato” ou “eu dou as
informações e ele compra com outro”. São pensamentos válidos. Acontece, e
muito, todos sabemos. Porém, é melhor que você “perca” o cliente por opção dele
do que por um atendimento fraco. Certo?
O cuidado no contato,
ainda que possa ser “infrutífero” em uma perspectiva imediatista, é o que vai leva-lo
até uma carteira de imóveis de clientes fiéis e indicações futuras.
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail